AtualidadesNotícias

Técnicos podem ser responsáveis por empresas de provedores de internet?

Sim, técnicos podem ser responsáveis por empresas de provedores de internet, especialmente em funções de gerenciamento técnico, supervisão de redes e operações, ou mesmo em papéis de consultoria especializada. Em empresas menores, um técnico habilidoso pode ter um papel significativo na administração e operação do provedor de internet. Eles podem ser responsáveis por várias atividades, como instalação e manutenção de equipamentos de rede, resolução de problemas de conectividade, otimização da infraestrutura de rede e garantia da qualidade do serviço prestado aos clientes. Em alguns casos, técnicos também podem ser empreendedores e fundar suas próprias empresas de provedores de internet.

Fundamentação: Deliberação plenária n° 05 de 2020 do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) garante a atribuição a profissionais de dez modalidades técnicas e autoriza o recebimento de registro de empresas do ramo nos Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs).

Os profissionais registrados no Sistema CFT/CRTs podem ser responsáveis técnicos por empresas de provedores de internet. A atribuição, que vale para dez modalidades técnicas, é reiterada na Deliberação Plenária nº 5/2020, que também autoriza o recebimento do registro das empresas do ramo nos Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs).

Segundo a normativa, os profissionais das modalidades de Telecomunicações, Eletrônica, Eletroeletrônica, Rede de Computadores, Informática, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em Informática, Sistemas de Comutação, Transmissão e Eletrotécnica estão habilitados a serem responsáveis técnicos.

O diretor de Fiscalização e Normas do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), Bernardino José Gomes, esclarece que os profissionais registrados têm “conhecimento e a atribuição legal para prestar serviços e ser responsáveis técnicos” pelas empresas do ramo em vídeo institucional que pode ser acessado abaixo.

Segundo o diretor, a mensagem vem para elucidar informações inverídicas que circulam na internet. Bernardino lembra ainda que a emissão do Termo de Responsabilidade Técnica é obrigatória para a regularização dos serviços prestados. “Em caso de dúvidas, o profissional pode consultar o CRT de seu estado”, finaliza o diretor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *