Sobre nós

Sobre o SINTEC-MT

O Sindicato dos Técnicos Industriais de Mato Grosso – SINTEC-MT, fundado em 10 de julho de 1993, tem como finalidades representar e defender, em qualquer instância, os interesses nas negociações coletivas ou individuais, dos integrantes das categorias profissional representada, inclusive como substituto processual perante as autoridades legalmente constituídas os interesses da categoria, eleger ou designar representantes da categoria, estimular a criação de entidades cooperativas entre seus associados, promover cursos que visem melhorar os níveis de formação e o aperfeiçoamento de seus associados, participar na melhoria do ensino Técnico Industrial, colaborando com as Escolas Técnicas oficiais e particulares, bem como, com os demais órgãos do Poder Público voltados para a educação e cultura,

Apesar de não ser obrigatória, a sindicalização é um direito do trabalhador e um verdadeiro exercício de cidadania. Os sindicatos são os legítimos representantes dos trabalhadores junto aos empregadores e sindicalizar-se significa participar de ações que valorizam o ofício de cada trabalhador. É lutar para manter direitos já conquistados e para ampliá-los.

Cada um dos avanços alcançados pelos trabalhadores foram fruto de intensa mobilização coletiva. Foi dessa maneira que os sindicatos fizeram história e trouxeram para o mundo do trabalho muitas das principais conquistas que hoje são benefícios dos trabalhadores, como o vale-refeição, o vale-transporte, o 13º salário, a jornada específica e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), entre tantos outros.

Mas, para que um sindicato seja forte e tenha mais poder, é necessário que um número crescente de trabalhadores sejam sindicalizados, assumindo também o papel de sustentar e apoiar essa luta. A união no sindicato torna a luta coesa e mais fácil. Cada trabalhador é o elo de uma corrente construída fraternalmente, segundo interesses comuns.

Veja ao lado algumas boas razões para se sindicalizar:

Por que se sindicalizar?

  • O Sindicato luta por condições dignas de trabalho e pela ampliação do mercado de trabalho.
  • O sindicalizado tem direito a descontos em diversas instituições de ensino, lazer, esporte, saúde e outras, com as quais o sindicato tenha convênio.
  • O Sindicato negocia duramente para que o trabalhador tenha os melhores reajustes sobre o salário, tíquete e todas as outras cláusulas que envolvam valores monetários.
  • O sindicalizado tem direito garantido de assistência jurídica, seja individual ou coletiva, com advogados de direitos trabalhista, criminal e cíveL.
  • De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, só o sindicato pode negociar e assinar a PLR.
Compartilhe essa informação.
WhatsApp chat