Eleições gerais sistema CRT/CFT 2022

Técnicos industriais de todo o Brasil irão às urnas no dia 26 de abril de 2022 para eleger os representantes da categoria no âmbito regional federal. Serão eleitas novas diretorias executivas e os novos membros do Plenário do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e 14 regionais (CRTs).

As eleições gerais do Sistema CFT/CRTs estão marcadas para o dia 26 de abril. Técnicos industriais registrados e em situação de regularidade poderão votar em chapas e candidaturas que disputam o pleito que vai eleger os novos representantes da categoria no âmbito federal e regional. Apenas uma chapa foi homologada pelo Plenário para concorrer à diretoria executiva do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), enquanto que 34 candidaturas disputam as 27 vagas no colegiado máximo da autarquia federal, que a partir de 2022, terá um representante de cada estado brasileiro

Serviço

Todos os mandatos serão de quatro anos, iniciando com a posse no dia 22 de junho de 2022, estendendo-se até 21 de junho de 2026. O sistema de votação será presencial no horário das 9h às 19h (horário local). Os locais de votação, de acordo com Regulamento Eleitoral, deverão ser publicados dez dias antes da eleição. As regras foram definidas por meio da Resolução Nº 133, de 27 de maio de 2021. O voto é obrigatório. Porém, a normativa federal prevê que os profissionais terão o prazo de 180 dias para justificar o não comparecimento às urnas. O sistema para justificativa de ausência está em processo de análise.

Diretoria executiva do CFT

Solomar Pereira Rockembach, técnico em Eletrônica, concorre à presidência do CFT pela Chapa 03. Os demais membros da única chapa majoritária aprovada pelo Plenário são: Ricardo Nerbas (vice-presidente); José Carlos Coutinho (Diretor financeiro); Bernardino José Gomes (Diretor de Fiscalização e Normas); Valdivino Alves de Carvalho (Diretor administrativo). A homologação dos nomes ocorreu na 13ª Sessão Plenária Extraordinária, realizada em Brasília no dia 22 de março, com 100% de presença.

Cédula eleitoral única

A cédula eleitoral única foi elaborada pela Comissão Eleitoral Nacional. No documento os técnicos e técnicas industriais deverão preencher os campos com números das chapas e candidaturas. No âmbito do CFT o eleitor deverá colocar o número da chapa que concorre à diretoria executiva, o número da candidatura – por estado- ao conselho federal, além do número da chapa que concorre à diretoria executiva do conselho regional (CRT). Para formação do plenário regional os técnicos industriais poderão votar e uma ou mais candidaturas.

O número de conselheiros em cada regional foi estabelecido pela Resolução nº 154, de 14 de outubro de 2021, e a Resolução 163, de 15 de dezembro de 2021. Entre os critérios está o de representação regional, bem como em observância ao quantitativo de profissionais adimplentes em cada jurisdição

sintec
Mostrar o perfil completo

sintec

Usuario generico da redação, usado pelos administradores para postagem de conteúdos de interesse da categoria.

1 Comentário
  1. Eleições 2022 do CFT e CRT’s de todo o BRASIL estão suspensas.
    Conforme liminar expedida dia 12/04/2022 pela Justiça Federal de Santa Catarina as eleições estão suspensas após denúncias de irregularidades e de privilégios entre os membros da CER/SC e os integrantes da Chapa 1- Unidos por SC.

Deixe uma Comentário

Sintec-MT
Logo
Enable registration in settings - general